Como surgiram as primeiras cidades?

Respondendo a pergunta: O aparecimento das primeiras cidades está relacionado a uma revolução agrícola (desenvolvimento de tecnologia e geração de excedentes na agricultura). A partir do momento que o ser humano começou a ter alguma técnica agrícola ele deixa de ser nômade e surge uma divisão do trabalho originando-se, a partir de então, os primeiros aglomerados urbanos. Pode –se dizer, a princípio, que a cidade nasce da necessidade de se organizar num dado espaço no sentido de integrá- lo e aumentar sua independência visando determinado fim. Mas vamos destrinchar isso um pouco melhor!

As primeiras cidades: onde, como e por que eram?

Segundo CARLOS (2003) o processo histórico de formação das cidades inicia-se com o 4º período glaciário (12.000 e 10.000) onde pelo fato da modificação climática, o homem teve que buscar outras formas de alimentos além da caça. A partir do momento em que o homem torna-se sedentário passa a produzir alimentos na terra, ao se fixar na terra ocorrem os primeiros agrupamentos humanos e posterior surgimento das primeiras cidades (+-5000 a. C. na Ásia). No século IV a. C. a Babilônia era o maior centro comercial ligando o oriente ao ocidente. Apresentavam boas técnicas artesanais e organização social, além de já existir classes sociais.  PALEN (1975) destaca que as primeiras cidades eram geralmente pequenas (não chegando nem a 25 mil habitantes), porém sua importância não era dada por seu tamanho, mas sim pela maneira que se organizava socialmente.*

Após a decadência do Império Romano grande parte dos historiadores definem como fim da Antiguidade e início da Idade Média marcada pelo modo de produção feudal. No sistema feudal a base política era rural e tinha economia pautada na agricultura de subsistência. As poucas cidades que sobreviveram eram geralmente comandadas por bispos (cidades episcopais), com funções urbanas praticamente inexistentes. Nelas, os nobres e as Igrejas dominavam a propriedade de terra enquanto que os servos lavradores cultivavam  porções destas propriedades  e em troca trabalhavam e pagavam título de renda aos nobres.

Pós-Feudalismo

A partir do século XI começa o renascimento das cidades marcando o fim do feudalismo e início da transição para o capitalismo. Alguns fatores possibilitaram essa transição foram:

  • As cruzadas;
  • O fato do feudalismo ser um sistema social estável  tornou possível um suprimento de alimentos constantes;
  • O aumento da população ;
  • Criação de um mercado consumidor interno;
  • As inovações tecnológicas, principalmente as ligadas a agricultura.

Nem mesmo a peste negra freou o desenvolvimento das cidades , apesar de ter dizimado grande parte da população européia. Causou mais estragos no setor rural, pois os camponeses tentavam fugir da peste indo para as cidades e aí acabaram ficando se tornando mão – de – obra nas primeiras fábricas. Na fase pós-feudalismo, a população passa a se aglomerar de acordo com o próprio poder, seja ele econômico ou político.

Referências

CARLOS. Ana Fani. A cidade. O Homem e a Cidade. A cidade e o Cidadão – D e quem é o solo urbano. São Paulo. Contexto, 2003.
PALEN. John J. O Mundo Urbano. Forense- Universitária. Rio de Janeiro, 1975.
Imagem: Representação do modo de vida no Feudalismo. Fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Les_Tr%C3%A8s_Riches_Heures_du_duc_de_Berry_mars.jpg >Acesso em: 11/10/2011.

Leia também

“Leituras urbanas” sugestão de livros eletrônicos gratuitos disponibilizados pela FFLCH Edições

Como surgiram os primeiros parques urbanos?

Acompanhe também nossa página de Geografia.

About these ads

23 comentários sobre “Como surgiram as primeiras cidades?

      • As primeiras cidades surgiram a partir do momento em que o ser humano foi capaz de ter um pouso fixo (deixou de ser nômade). Isso só foi possível a partir de:

        a) Desenvolvimento da agricultura, não sendo mais necessário correr atrás do alimento, pois plantavam e colhiam o que era necessário:
        Produziu-se mais alimentos do que se consumia + Sobrava alimento que poderia ser vendido = Surgiu o comércio e possibilitou o aumento populacional das primeiras comunidades.
        b)Divisão do trabalho. Com técnicas agrícolas aprimoradas, sobrava mão de obra para outras atividades;
        c) Domesticação de animais (pastoreio,cães de caça, etc…).
        ——————————————————————
        Até por causa da facilidade em se desenvolver a agricultura próximo “aonde existe água” (irrigação), as primeiras cidades surgiram próximas aos rios. São exemplos as cidades que surgiram próximas aos rios Tigre, Eufrates (na Mesopotâmia) e Nilo (no Egito).
        Tem um resumo bacana no Klick educação e no blog Turma do amanhã. Espero que seja útil.

      • as primeiras cidadesEm primeiro lugar precisamos saber o que se entende por civilização. Como a civilização começou?

        Vamos considerar algumas palavras como:

        Civilização – civis = cidadão (latim)

        Urbano – urbes = cidade (latim)

        Político – polis = cidade (grego)

        Então vamos definir que a civilização é a vida nas cidades.

        Portanto vamos estudar as primeiras civilizações baseados nos povos que construíram e viveram em cidades, modificando o ambiente e criando pontes entre o próprio homem e a natureza.

        Nos períodos Paleolítico e Neolítico certamente o homem construía seus abrigos, suas casas, mas ao que se sabe, nada de parecido com uma cidade.

        As primeiras cidades tal como as conhecemos surgiram no Oriente e podemos dizer que a primeira delas foi Uruk, por volta de 4500 e 3750 a.C. na região chamada Mesopotâmia. Hoje essa cidade é Warka e fica no Iraque.

        Portanto podemos chamar a primeira civilização conhecida de Suméria e localizá-la no sul da Mesopotâmia, atual Iraque.

  1. Eu gostaria de saber quais foram as primeiras cidades do mundo do brasil e em goias,sera.que vcs podem ajudar é pra um trabalho e estou com muita presa.obrigado por tudo.

  2. Obrigado pelo seu primeiro comentário. Sempre que tiver alguma sugestão para melhorarmos nosso conteúdo, estaremos de portas abertas. E…quem sabe, podemos melhorar? :D
    Quanto ao segundo, em duas linhas vc criou um desafio e tanto!
    – As primeiras cidades do mundo, ao que tudo indica (vestígios arqueológicos), apareceram no Oriente Médio, no sul da Mesopotâmia, região da Ásia, onde estão situados, atualmente, o Irã e o Iraque. Veja também no Portal Terra um resumo bem bacana sobre isso e nome de algumas cidades.
    – Quanto ao Brasil a Revista Galileu publicou uma lista com as 10 cidades mais antigas do Brasil.
    – Quanto ao município mais antigo de Goiás, eu procurei bastante, mas mesmo assim não posso te dizer com certeza de que sejam as cidades históricas de Goiás as mais antigas do Estado. No portal do Estado de Goiás, diz que as primeiras ocupações de fato vieram a partir da procura por ouro entre elas a Vila Boa de Goyaz (atual município de Goiás).
    Espero que possa ter te ajudado de alguma forma. Boa sorte em seu trabalho!

    • Por causa da facilidade em se desenvolver a agricultura próximo “aonde existe água” (irrigação), as primeiras cidades surgiram próximas aos rios. São exemplos as cidades que surgiram próximas aos rios Tigre, Eufrates (na Mesopotâmia) e Nilo (no Egito). Espero que eu possa ter respondido sua pergunta.

  3. Oi mente eu sou nova,então eu gostei quando VC Jonas falou que “as primeiras cidades surgiram a partir do momento em que o ser humano foi capaz de ter um pouco fixo etc.me ajudou muito nos estudosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s