#resumo Filosofia e ciência na Geografia Contemporânea

Horácio Capel descreve a história da ciência geográfica a partir do surgimento de dois grandes pensadores ( Humboldt e Ritter), destacando  suas obras, métodos, ideias e componentes filosóficos, além de  descrever o contexto histórico vivenciado por ambos os autores. Apesar da  influência de ambos os autores ficar estacionada por uma década após suas mortes, eles são considerados os sistematizadores da ciência geográfica e suas ideias influenciaram praticamente todos os geógrafos posteriores.
Segundo o autor, o “ponta-pé” inicial foi dado quando o governo alemão implantou uma lei que obrigava toda criança a estudas, contribuindo, dessa forma, para o crescimento das escolas primárias e secundárias e, conseqüentemente contribuindo para com o desenvolvimento do país. É notável o incentivo ao desenvolvimento da ciência Geográfica no país, a ponto de ao fim do século XIX existir ensino universitário em quase todas as instituições de ensino superior na Alemanha.
Capel aponta ainda que a institucionalização da Geografia na Alemanha foi modelo para a  vizinha França. No final do século XIX e início do século XX, a geografia francesa foi adquirindo identidade própria, servindo como força social unificadora. Mesmo diante de todo desenvolvimento da geografia, até o fim do século XIX ela ainda não era aceita como ciência por alguns ramos do conhecimento, conseguindo garantir sua sobrevivência a partir de razões ideológicas e pedagógicas.
Fica aí mais uma dica de leitura.

Sobre Horácio Capel

Download do livro disponível no site da Editora Mansano

Faça já o pedido de seu livro impresso através do e-mail: web@graficamassoni.com.br

Leia também

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s