Ubuntu 10. 04 – Primeiras impressões

Comecei hoje a testar a nova versão do sistema operacional da Canonical – bem atrasado- lançado no mês de Abril de 2010 e com suporte até Abril de 2013. Não sou nenhum profissional da área, apenas um curioso que gosta de procurar coisas diferentes para aprender. A primeira mudança marcante, com relação a versões anteriores, ocorreu no layout. Modificou-se as cores, os formatos dos botões de minimizar, fechar e maximizar, mais opções de papéis de parede….enfim ficou mais “moderninho”. Há quem diga que ficou ao “estilo Mac os X”.

Alguns detalhes interessantes:

1 – Continua presente ainda a alternativa de gravar uma imagem do cd para apenas testar o Sistema sem instalar no disco rígido; caso queira instalar o sistema, é muito fácil! Eu mesmo, ( que sou um grande leigo em informática) consegui tranquilamente e demorou pouco mais de meia hora pra tudo estar funcionado legal.

2- A inicialização ocorre numa velocidade muito superior às versões anteriores. Já era rápido? Ficou ainda mais…

3- Novos programas fazendo parte do sistema: Simple scan, Pitivi,F- spot, Open Office 3.2 e a opção no menu aplicativos “central de programas Ubuntu”. Nessa janela aparecem diversas opções de programas bastante úteis que podem ser baixados e instalados com grande facilidade.

4- Ao alternar janelas- o tradicional comando alt+ tab – programas como navegadores e editores de texto utilizados no momento surgem “na íntegra”. Ou seja, seguindo o exemplo do Windows 7, aparecem aquelas mini-janelas do programa em execução.

5- Outro destaque desta versão é o Ubuntu one. Uma espécie de “disco rígido nas nuvens”, onde o usuário Ubuntu pode guardar arquivos na rede mundial de computadores utilizando-se de servidores da Canonical. Com ele é possível fazer backups, armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos.

Além de todos esses detalhes, existe também a vantagem de não estar sendo “ilegal” pois, o usuário Ubuntu estará utilizando um software livre e gratuito. Eu ainda não aprendi o suficiente, então continuarei utilizando esse sistema e apoiando -sendo usuário- para que ele continue melhorando. Assim que aprender detalhes mais aprofundados desta versão estarei postando também.

Se quiser saber mais sobre o Ubuntu, visite: http://www.ubuntubrasil.org/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s