Blog’s como ferramenta para divulgação de projeto de pesquisa

            Desde o dia primeiro de abril (sem mentira nenhuma) estou trabalhando conjuntamente com dois grandes amigos na criação e desenvolvimento de um blog aqui mesmo no WordPress, com o intuito de divulgar nosso trabalho com a espécie Cereus hildmanianus no Parque Estadual Lago Azul.

Foto: Home Page do blog em 04 de junho de 2011

            Nossa escolha por um blog no WordPress se deu por dois motivos principais: o layout disponibilizado gratuitamente pelo WordPress e a integração com redes sociais. Nessa integração com as redes sociais está o ponto chave da nossa proposta de divulgação. Por meio da utilização de plugins disponibilizados gratuitamente, foi possível realizar uma integração entre Twitter, Facebook e WordPress de tal modo que no momento em que é realizada a postagem de quaisquer conteúdos no Blog, os mesmos são repassados automaticamente para as redes Twitter e Facebook. Além disso, foi criado um logo de identificação de nossa equipe, sendo que a mesma está disponível nos três canais de divulgação (Twitter, Facebook e WordPress). Está em projeto a integração de imagens via Flickr Yahoo para disponibilização de imagens e divulgação do blog.

            Quanto ao layout (Tema), conforme pode ser visualizado na imagem acima, optamos por um tema simples e limpo, porém rico em possibilidades. A parte superior contando com dois links principais de conteúdo, um levando à Home Page do Blog, outro levando a uma breve descrição do projeto e dos integrantes do mesmo. Na lateral, trouxemos uma listagem dos sete tópicos mais recentes e abaixo dele um Blogroll, trazendo páginas de interesse para acréscimo de conhecimento sobre as temáticas desenvolvidas no blog. Abaixo do Blogroll, trouxemos uma caixa onde o WordPress classifica as postagens por mês de criação, além das últimas postagens via Twitter.   O resultado de todo esse trabalho foi um blog simples mais com recursos bastante interessantes. Hoje em uma pesquisa simples no Google com os termos: Cereus hildmanianus, Cactaceae Campo Mourão, Parque Estadual Lago Azul, Cactaceae Paraná, Cactos Campo Mourão,….este blog está na primeira página de pesquisas, mesmo sendo ainda recente e um pouco carente de informações mais elaboradas a respeito destes indivíduos. Caso queira conferir o resultado acesse: LINK.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s