Renato Russo: o compositor da realidade

Há 15 anos o Brasil perdeu um cara que simplesmente mudou o jeito de se fazer música neste país: o grande Renato Russo e sua Legião Urbana.  Nos 14 anos de legião foram lançados 13 discos que venderam juntos mais de 20 milhões de cópias.

As músicas escritas por ele são ouvidas atentamente até os dias atuais. Me diga alguma música com mais de 7 minutos que consiga prender sua atenção? Lembrou do Faroeste  Cabloclo, não é? “…Dom João de santo cristo é o que todos diziam quando ele se perdeu…” Suas músicas retratavam o cotidiano vivenciado por ele e pela juventude da época, mas o cara ía mais além a tal ponto que suas letras se encaixam  perfeitamente na realidade atual.

Falta a presença de música hoje no modelo do Legião e do Renato Russo. O importante no entanto é que “o Renato não morreu” pois permanece vivo e entoando suas canções em meio aos jovens, os “meia idade”, os idosos e as crianças do século XXI.

Há um filme sendo produzido sobre sua vida, além de outros baseados em sua obra.Inclusive um desses selecionei abaixo. Trata-se do Trailler do Documentário: Rock Brasilia: A era do ouro.

SOBRE O VÍDEO:  Com imagens de arquivo, filmadas por Vladimir Carvalho desde o fim dos anos 1970, o documentário encerra uma trilogia sobre a construção cultural e deológica da capital federal. Traz as bandas de Brasília — Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude — que fizeram a trajetória clássica do herói: vencer empecilhos e ir atrás de um grande desafio que era a conquista de um lugar na cultural nacional.
Direção: Vladimir Carvalho. Produção: Marcus Ligocki. Roteiro: Vladimir Carvalho. Fotografia: André Carvalheira. Montagem: Vladimir Carvalho, Sérgio Azevedo. Direção de Arte: Felipe Queiroz. Edição de Som: Dirceu Lustosa. Som Direto: Francisco Borôro. Distribuição: Downtown Filmes.
Categoria: Entretenimento
Palavras-chave: Rock Brasília / A era de ouro/ Vladimir Carvalho/documentário/Paulínia Festival de Cinema/cinema nacional
Licença: Licença padrão do YouTube

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s