Historiografia: Mamborê através da memória da população

No meu tempo as coisas eram diferentes….A prefeitura era alí…. Eu trabalhava na colheita de algodão….o povo era mais unido….comprei álcool combustível  da COAMO… Aqui era a terra da samambaia, sapê, e da saúva…eu comprava na casa São João arroz por porção…

Propaganda de um antigo jornal acerca do empreendimento Edifício Pioneiros. Fonte: Biblioteca Pública Municipal Daniel Miranda (Mamborê-PR)

Quantas vezes não ouvimos isso de nossos bisavós, avós ou até algum conhecido que tenha vivido um pouco mais do que nós. Realmente conhecer a história de algum lugar chama a atenção. O que dizer então de conhecer a da própria cidade? Ninguém pode negar que existe uma certa ânsia, um desejo em desvendar como aconteceu a construção do desenho urbano ou rural do lugar onde vive. Afinal aquele prédio não veio do nada.

Por isso, destaco hoje um grande trabalho realizado por uma companheira de curso de Geografia a Josimari Brito Morigi. Ela está realizando uma pesquisa historiográfica acerca da colonização do município de Mamborê, sob a orientação do Professor Fábio André Hahn. Juntos publicaram um artigo que pode ser visualizado nesse link. Este texto é sensacional e vem acrescentar o conhecimento da história da nossa cidade, já contada por pesquisadores e profissionais das letras como Valderi Santos e Vilson Olipa. Uma leitura imprescindível pra quem deseja conhecer ou até mesmo aprofundar o conhecimento do processo de formação do espaço urbano de Mamborê- PR.

Leia o artigo completo no site do I SEURB: A Colonização do Município de Mamborê- PR e a formação do espaço urbano (1930-1960).

Conhece algum outro trabalho que também merece destaque? Tem alguma consideração a fazer? Dê sua opinião.

3 comentários sobre “Historiografia: Mamborê através da memória da população

  1. sou bisneto de pedro manoel do nascimento casado com odocia paiva e segundo o que me consta acima neste texto a historia de mambore começa em 1918,porem meu bisavo chegou em mambore em 1909.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s