Dos Tupinambás aos DJ’s. Qual a história da música Brasileira?

Gravura retratando alguns instrumentos musicais chineses. Fonte: Wikipédia

Das musas da mitologia grega aos rap’s, febres universitárias e eletrohist’s atuais muitos tons e vozes circularam pelo universo musical. Independente do estilo a música tem como princípio básico três elementos: o ritmo, a harmonia e a melodia. Ela acaba sendo um reflexo do mundo, um encontro da racionalidade e idiotice humana, pois ela expressa a sensibilidade do indivíduo diante de um contexto histórico-social. Um exemplo que permite compreender bem essa ideia é quando contrastamos os sons ocidentais com os orientais, que apreciam os sons da natureza com forte intensidade.

Flauta Uruá. Aldeia Kamaiurá, Alto-Xingú. Autor: Noel Villas Bôas, 1998. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ift00054vb00.jpg

Como eu não sou nenhum profissional do meio musical, sou um estudante que gosta de música, vou me prender, por enquanto, ao contexto histórico nacional. E, tem história hein! Por isso mesmo, pra não deixar a história muito comprida,  dividi ela em duas partes (ideia de jack):

Texto 1 – Origem da música popular no Brasil: Das músicas tribais à Jovem guarda.

Texto 2 – O caldeirão cultural ganha novos ingredientes: Bossa Nova, Axé, Funk, Sertanejo, Pagode, Rap…

——————————–

Referências utilizadas:

Almanaque Abril 2007. Editora Abril: São Paulo, 2007
MORAES, José Geraldo Vinci de. História e música: canção popular e conhecimento histórico. In: Revista Brasileira de História. vol.20 n.39. São Paulo,  2000. Disponível em: <LINK> Acesso em 19 dez. 2011.
A Missão da Música no Mundo Moderno. Publicado na Folha da Manhã, quarta-feira, 19 de abril de 1944, Disponível em: <LINK> Acesso em 19 dez. 2011.
Blog Música Brasileira. Disponível em: < LINK > Acesso em 19 dez. 2011.
História da Música Brasileira. A Formação da música brasileira. Fonte: Portal de Educação Musical do Colégio Pedro II. Disponível em: <LINK>  Acesso em: 19 dez. 2011.

—————————————

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s