Software para Análise Rítmica

Nessa semana destacarei os resultados de um trabalho muito bacana sobre utilização de teoria+ prática para análises da dinâmica climática. O trabalho foi proposto na disciplina de Climatologia Dinâmica e nela se fez uso de um software capaz de fornecer gráficos para análise rítmica desenvolvido pelos professores e pesquisadores: Dr. Victor de Assunção Borsato (Desenvolvedor), Ms. Frank Helbert Borsato (Programador) e  Ms. Mitchel Druz Hiera (Interface e instalador). O grande diferencial desse programa é a possibilidade de geração simultânea e organizada de gráficos de barras, linhas e colunas em uma única página.

Um pouco de teoria pra variar… 

Não querendo ser determinista, é inegável que o entendimento da dinâmica climática é essencial para toda e qualquer sociedade, pois a partir deste toda teia de relações econômicas e socioambientais criam suas bases. Dessa forma, entender a dinâmica que envolve a definição dos distintos tipos de tempo que ocorrem em certo período do ano já fornece bases para que se possam ser utilizadas tais metodologias em estudos maiores. Tais estudos, que permitam o fornecimento de subsídios teóricos para melhor aproveitamento das condições climáticas regionais visando o desenvolvimento socioeconômico regional. O propósito desse post é justamente este, o de se criar as bases teóricas e entendimento de técnicas que permitam análises da dinâmica climática a partir da análise da ocorrência e sucessão dos tipos de tempo.

E o uso do Software? Bom, como já falamos no começo do texto, o Ritmo Análise é um software desenvolvido para gerar gráficos de Análise Rítmica.  Mas, para utilizá-lo precisaremos também de uma planilha eletrônica (Br Office Calc, Microsoft Excel ®, Lotus Symphony IBM,…)

Como foram obtidos  e organizados os dados meteorológicos?  Os dados dos elementos climáticos podem ser obtidos no site do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia  ou junto a órgãos meteorológicos. Para se obter os sistemas atmosféricos atuantes é necessária a análise de Cartas Sinóticas e imagens de satélites. No nosso caso, os dados foram obtidos na Estação Climatológica Principal de Campo Mourão. Os dados utilizados foram: temperatura (média, máxima e mínima), pressão, umidade relativa, precipitação, direção do vento e as massas de ar. De posse desses dados, primeiramente e obteve a média compensada diária [T=(2.T00 +T12 + TX +TN)/5].

Como funciona o software?

Bom a primeira interface dele é bastante simples e prática. Nela podemos encontrar cinco opções de gráfico: umidade, insolação, nebulosidade ou radiação solar. Independente da escolha, o layout e o funcionamento segue um “único roteiro”.  Falando ainda da tela inicial, lá podemos encontrar a direita quatro itens que explicam como citar o programa, reportar erro, um manual de instruções e o nome de seus autores.

Como o funcionamento é o mesmo, utilizaremos a primeira opção: umidade. inclusive, foi essa que utilizamos em sala de aula. A primeira tela que nos aparece vem cinza sem nenhuma  área para inserção de dados ou  visualização de gráficos. Para criar um documento clicamos na folhinha em branco no canto superior esquerdo e aparece a seguinte tela:

Nesta tela devemos digitar na opção nome o ano dos dados em análise e no campo localidade: o nome do lugar. Até aí sem segredo né? Feito isso aparece a seguinte tela:

Para habilitar a inserção de dados neste arquivo basta dar um clique duplo sobre o (s) mês (es) em que se deseja construir os gráficos. Em seguida deve-se copiar os dados organizados em planilha eletrônica e colá-los no aplicativo Ritmo Análise. (Comandos simples um Ctrl +C, Ctrl + V resolvem o caso). Colado os dados, basta clicar no botão OK, localizado no canto inferior à direita e posteriormente confirmar a ação clicando no botão “Sim”.

Para visualizar os gráficos gerados deve-se clicar (clique simples) na aba gráficos e, posteriormente selecionar o mês (clique duplo) em que você inseriu os dados.

Está pronto o trabalho! agora é só ir em File- Save (ou apenas um Ctrl + S). Para abrir o arquivo basta seguir processo semelhante: File – Open (ou um Ctrl+ O).

Como você pode ver é um programa simples, além de ocupar um espaço ínfimo (pouco mais de 8 Mb) e, o mais incrível de tudo isso é que é de uso livre. Eu não vou colocá-lo aqui para download, pois não pedi permissão pra isso, mas se você ficou interessado é só entrar em contato com os desenvolvedores. Eles  disponibilizaram e-mail para contato nas últimas páginas do tutorial: Tutorial para o Software Ritmo Análise

O que você achou do Software? Conhece algum semelhante a esse? Dê sua opinião!

 REFERÊNCIAS CONSULTADAS

BORSATO, V. A.,A Participação dos sistemas atmosféricos atuantes na bacia do rio Paraná no período de 1980 a 2003. Tese (parcial), (Doutorado) Nupélia, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2006.
BORSATO, V. A. BORSATO F. H, A dinâmica atmosférica e a influência da tropicalidade no inverno de 2007 em Maringá PR – Espacial. In: 8° Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. Evolução Tecnológica e Climatológica. Universidade Federal de Uberlândia. Agosto 2008.  Eixo 5 – Técnica em Climatologia – CD-ROM.
MASSOQUIM, Nair Glória; AZEVEDO, Tarik Rezende de, Interferência de Fenômenos Climáticos em Culturas Temporárias na Microrregião de Campo Mourão. Rev. GEOMAE Campo Mourão, PR v.1n.1 p.13 – 28 1º Sem 2010.

6 comentários sobre “Software para Análise Rítmica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s