Antropologia ecológica (Walter Alves Neves)

Neves apresenta as principais tendências da Antropologia Ecológica mostrando seus pressupostos teóricos e metodológicos, bem como seus desfechos como ferramentas de pesquisa. A Antropologia Ecológica sofre com a falta de objetividade científica e com a desconfiança de antropólogos brasileiros em nome de um reducionismo materialista. Em nosso país não temos muita informação e formação de Antropologia Ecológica e, a obra de Neves vem com o objetivo de trazer novas discussões abrangendo essa Antropologia.
Em sua obra, o  autor pretende deixar claro dois pontos principais:
1- O materialismo histórico – evolutivo na Antropologia não ocorreu do dia para a noite, ele se desenvolveu ao longo de décadas e sofreu diversas alterações, muito mais graças aos materialistas do que às críticas vindas de simbolistas e idealistas. Além disso, a Antropologia Evolutiva aparece tanto no Materialismo como no Idealismo.
2- Graças a toda construção teórico-metodológica de mais de meio século, os antropólogos têm ferramentas para abordar a relação sociedade/meio ambiente.
Pelo fato do autor apresentar de forma crítica o desenvolvimento da Antropologia Ecológica, sua obra permite criticas ou aceitações.

Referências Bibliográficas
NEVES, Walter Alves. Antropologia Ecológica: um olhar materialista sobre as sociedades humanas/ 2° edição – São Paulo, Cortez, 2002.

Prestigie o autor! Adquira o livro através do site: Editora Cortez.

Leia também

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s