Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos

Vendo Vozes é um livro escrito por Oliver Sacks, onde o autor pretende desmitificar alguns preconceitos com relação as pessoas portadoras de alguma deficiência auditiva.

Lettre B en langue des signes (LSQ et ALS) Danielle-Claude Bélanger Interprète professionnelle français/LSQ. Montréal, Québec. Fonte: Wikipédia.

Quando escreve sobre a linguagem de sinais, o autor busca  mostrar a centralidade que a linguagem tem em nossas vidas e trazer os mecanismos envolvidos em sua eclosão súbita da linguagem numa criança, seja ela surda ou não. Por fim o que podemos analisar na obra de Sacks é que o uso da língua de sinais se mostra como grande responsável pela integração dos surdos no convívio social como uma forma prática e passível de ser explorada como qualquer outro método de linguagem.
Pode-se ainda considerar que a leitura de sua obra tem importância fundamental para docentes. Compreender como se dá a interpretação de mundo a percepção de um possível aluno surdo, possibilita que busquemos formas diferenciadas (o mais didáticos possíveis) à eles, fornecendo o instrumental necessário para sua integração enquanto cidadão.
No segundo capítulo de sua obra, pode-se perceber a preocupação de Sacks quanto a importância de haver alguma espécie de forma comunicativa entre as pessoas. Ele realiza uma analogia ao comparar a falta de comunicação à querer andar de bicicleta sem ter as rodas. Deste segundo capitulo podemos absorver como fundamental compreensão que a surdez em si não é o “grande problema”. O problema reside na falta de comunicação que pode ou não ocorrer. Se não houver comunicação, aumentam-se as dificuldades intelectuais, lingüísticas, emocionais e culturais. Disso recai a importância da língua de sinais para os surdos, a ponto de Sacks afirmar que a mesma pode ser comparada à voz humana.
O capítulo três vem a reafirmar as idéias apontadas nos textos anteriores, relacionando a sociedade, a escola e a produção científica ao que os surdos já sabem: “a língua de sinais é uma língua”.

REFERÊNCIA: SACKS, Oliver. Vendos Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Adquira o livro:

Versão de bolso: Site da Editora Companhia das letras.

Versão comum: Site da Editora Companhia das letras.

Sites recomendados:

Blog Libras educando surdos

Vendo Vozes

FENEIS – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s