ARTE E GEOGRAFIA: Combinando elementos para o estudo da Paisagem

    Como pensar a interdisciplinaridade? Como trazer aulas diferenciadas que tenham utilidade para os alunos? Os desafios e questionamentos são constantes no cotidiano escolar e, recentemente na disciplina de Metodologia de Estágio, pudemos trabalhar com uma proposta da professora Jaqueline Myanaki.

   A professora Jacqueline Myanaki, estruturou sua dissertação de mestrado com base na proposição de uma prática didática com características interdisciplinares e multidisciplinares. A mesma, envolvendo Arte e Geografia foi elaborada e testada junto a um grupo de alunos de 6ª série no Estado de São Paulo.

   A escolha do tema Paisagem, segundo Myanaki, ocorreu devido à polissemia do termo, o que permite uma abordagem conjunta de várias áreas do conhecimento. Nesse caso incluindo a Geografia e Educação artística. Participaram deste trabalho:  148 alunos, 10 professores com diferentes formações pertencentes a 7 instituições – escolas públicas, privadas e ONGs.

   O trabalho envolveu a arte na seleção de quadros de artistas brasileiros, abordando a paisagem em duas dimensões e a Geografia com a inserção da percepção e o estudo da terceira dimensão da paisagem. Dessa forma buscando-se esclarecer a polissemia do conceito de Paisagem, tanto aos olhos do artista, quanto ao do Geógrafo, fazendo com que o aluno aprenda a pesquisar e a desenhar a paisagem além de compreender o “funcionamento” da mesma. Para a justificativa de seu trabalho Myanaki recorre a Geógrafos críticos tais como Lacoste, Claval e fenomenologistas como Tuan.

   A pesquisadora desenvolveu a atividade em 3 escolas e, numa 2ª etapa apresentou e explicou a atividade a um grupo de 38 professores, sendo que 7 destes desenvolveram as atividades propostas. Seu método de trabalho compõe-se basicamente de duas etapas: Primeiramente, momentos de composição e apreciação da obra de arte e, posteriormente, momentos de observação e análise da paisagem representada, percebida e vivida.

Imagem 1 – Conceito de Paisagem anterior às atividades. Adaptado de Myanaki (2005)

   Tomando as definições apresentadas pelos alunos como um todo, a pesquisadora percebeu a definição de Paisagem com sentido estritamente estético, com os alunos raramente os alunos se referindo à paisagem geográfica. Dessa forma, ela apontou a necessidade de desconstruir e organizar as idéias pré-concebidas dos alunos.

   Como toda pesquisa, esta teve também suas peculiaridades e dificuldades. Ao fim de seu artigo Myanaki apontou a dificuldade em se avaliar e tabular esse tipo de proposta, ao mesmo tempo em que frisou a dificuldade dos alunos em expressarem por meio da escrita as percepções que os mesmos foram adquirindo no decorrer das atividades.

   Uma das “peculiaridades” destacada pela autora foi a importância da atividade em habilitar ou treinar os alunos para análises de imagens mais elaboradas no estudo de Geografia (mapas, gráficos, plantas, croquis, etc.), além de se divulgar o trabalho dos artistas plásticos brasileiros.

Referência: MYANAKI, Jacqueline. Arte e geografia: uma experiência com o conceito de paisagem junto à alunos de 6ª série. Simpósio Nacional sobre Geografia, Percepção e Cognição do Meio Ambiente HOMENAGEANDO LÍVIA DE OLIVEIRA . Londrina 2005. p. 1-17. Disponível em: <LINK>  Acesso em: 02 out. 2011.

Veja também

Educação Geográfica: A psicogenética e o conhecimento escolar*

Considerações sobre o texto: Concepções teóricas e elementos da prática de ensino de geografia*

Importância do estágio supervisionado na formação docente

Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos (Oliver Sacks)

A Questão da Indisciplina no Estágio Curricular Supervisionado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s