Industrialização no município de Campo Mourão

Indústria de óleo da COAMO. Diniz, Marta. 2011.

A história do desenvolvimento industrial de Campo Mourão acaba se confundindo com o desenvolvimento de sua principal empresa: A COAMO. Sem dúvida nenhuma, a partir da criação da Cooperativa, a história da Cidade ganhou novos contornos e, favoreceu o desenvolvimento de outras empresas prestadoras de serviço, universidades e faculdades, além do aumento populacional gerado pelo aumento da oferta de mão de obra na agroindústria mourãoense.
O município é reconhecido também, segundo estudo publicado pelo IPARDES em 2004, por diversas outras indústrias, entre elas:  a Bokada (produção de alimentos), frigoríficos Cristal e Bisol Marchioro e Cia (segmento de abate e processamento de suínos e bovinos);  Algolim (segmento têxtil de algodão); OM Fashion (vestuário); Sajama Malhas (segmento malharia, estamparia, texturização e têxteis diversos); Auto Adesivos Paraná, de Campo Mourão (segmento de artefatos de papel e papelão); Metalgráfica Iguaçu (instalada em 1999, em Campo Mourão, para a produção de latas para envase de óleo da Cooperativa Coamo); além de diversas empresas no segmento de equipamentos médico-hospitalares, tais como: a Cristofoli, ACME, Orto-Press e Ortus, além da Saubern (filtro de máquinas de hemodiálise), Sieger (banho-maria digital) e a Clean-UP Biotecnologia (esterilização a vapor).
Além desse grande grupo de indústrias, recentemente chegou à cidade também a Tison Foods e a cooperativa C. Vale, colaborando para com a maior oferta de empregos no município. A Tyson Foods originária da cidade de Springdale, Arkansas (EUA), atualmente é a maior processadora mundial de carne de frango, bovina e suína.  Já a  C. Vale, sendo a segunda maior cooperativa singular do Brasil (atrás apenas da COAMO), atua na produção de soja, milho, trigo, mandioca, leite, suínos e frango.

Leia Também:

  Importância da COAMO para o desenvolvimento região de Campo Mourão

As mudanças na mentalidade da sociedade burguesa brasileira e industrialização de São Paulo

“Leituras urbanas”. Sugestão de livros eletrônicos gratuitos disponibilizados pela FFLCH Edições.

 
REFERÊNCIAS
A expansão e o crescimento da COAMO Agroindustrial Cooperativa. Disponível em:<LINK> Acesso em 01 out. 2011.
A Tyson Foods. Disponível em: <LINK>  acesso em 01 out. 2011.
ÁVILA, Jáder Libório de. A COAMO e o desenvolvimento geoeconômico da região de Campo Mourão. [Disertação Mestrado em Geografia, Universidade Estadual de Maringá] Maringá: UEM, 2002.
Campo Mourão Disponível em: <LINK> Acesso em: 20 set. 2011.
Coamo Agroindustrial Cooperativa. Disponível em:  <LINK>  acesso em 22 set. 2011.
FAJARDO, Sergio.  Estratégias e Territorialidades das cooperativas Agropecuárias Empresas Globais do Setor Agroindustrial no Paraná. Tese [doutorado]. UNESP, 2007
História: “Sonho que se sonha junto é realidade” : Disponível em: <LINK> acesso em 22 set. 2011.
Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Leituras regionais : Mesorregião Geográfica Centro-Ocidental Paranaense/ Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. – Curitiba : IPARDES : BRDE, 2004.
Maior cooperativa da América Latina em busca de um novo líder Disponível em: <LINK> acesso em 11 out. 2011.
OLIVEIRA, Dennison de. Urbanização e industrialização no Paraná. Curitiba: SEED, 2001
Nossa Empresa. Disponível em: <LINK> acesso em 01 out. 2011.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s