#resumo O que é a cidade?

Pequeno no tamanho, grande no conteúdo. Assim poderia ser definido este livro escrito pela pesquisadora Raquel Rolnik. Neste livro, a autora procura demonstrar a cidade como uma obra coletiva dos seres humanos que desafia as forças da natureza. Portanto, sendo obra humana a cidade ou “fenômeno urbano” é portadora de uma natureza intrínseca, tem origens e sofre transformações no decurso histórico. E é esse justamente o ponto fundamental desta obra: entender qual o significado e essência do fenômeno urbano. Caminhando nessa direção, Rolnik, na primeira parte de sua obra faz breve descrição das metrópoles contemporâneas as comparando, superficialmente, com antigas cidades (Roma, Jerusalém, Babilônia, etc) com o objetivo de encontrar uma definição sobre cidade ‘de qualquer tempo ou lugar’.
Na segunda parte dedica-se à explicação das cidades capitalistas. Nesta, em suas observações são destacados os processos históricos e sociais que lapidaram a realidade urbana atual.
Ao fim Rolnik deixa várias indicações para leitura com a finalidade de levar os leitores à busca de novos e diferentes olhares sobre a cidade e as possíveis trilhas do desenvolvimento urbano contemporâneo.

Referência: ROLNIK, Raquel. O que é cidade. 2ª Ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.

Adquira o livro: Site da editora / Submarino
Blog pessoal da Autora: Blog da Raquel Rolnik

Um comentário sobre “#resumo O que é a cidade?

  1. Pingback: (Re) pensar as cidades « Geografia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s