O poder dos blog’s nas mudanças sociais

Pouco mais de 20 anos se passaram desde que a internet apareceu pela primeira vez na terra dos tupiniquins e já  estamos inseridos na revolução web 2.0, entrando aos poucos no que muitos chamam web 3.0.  Nos últimos anos, meses, horas ou, por que não, dizer segundos,  a explosão de conteúdos web, informações, novas tecnologias e mídias evidencia-se, assim como a popularização do uso da internet. Se à alguns anos atrás as mídias tradicionais (TV, rádio, Jornais e revistas impressos) dominavam o cenário da informação e entretenimento doméstico –  algumas, inclusive, usando de seu poder para delinear os rumos das ações políticas em seus territórios – hoje, a internet vem ganhando espaço e servindo como ferramenta para fortalecimento de revoluções sociais.

Da unipolaridade à multipolaridade da informação – Lembra da “guerra contra o terrorismo”? Do Pinheirinho? Pois bem, existem inúmeros exemplos de como alguma noticia pode ter dois lados. A uns dois anos atrás ao assistir o documentário Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá  (uma releitura da obra de Milton Santos), percebi a verdade dessa frase. Entremeio ao debate acerca da globalização, no documentário é levantado o exemplo de um repórter presente na redação de um grande jornal, que está diante de seu superior e não tem nenhuma noticia para ser a capa do dia seguinte. Ele, chegando até o redator-chefe afirma que o único evento que havia ocorrido era o de um Iraquiano ter salvado a vida de uma criança, ao matar o cão que á ameaçava. Após diversas adaptações a manchete do dia seguinte evidenciou a tirania de um terrorista atacando um cão de raça norte-americano.

Os portais, blog’s, redes sociais, fóruns de discussão, sites independentes, compartilhadores de conteúdo… possibilitam a percepção do ponto de vista, inclusive das pessoas que estão vivenciando os eventos. As pessoas, de meros consumidores, passaram a ser produtores de seu próprio conteúdo. Em alguns casos, inclusive, vendendo seu talento e batendo de frente com a mídia tradicional. Lembra do salvamento da criança mencionado agora pouco? Supomos que um blogueiro fotografasse ou mesmo filmasse a cena e, poucos minutos depois publicasse o conteúdo e o seu ponto de vista sobre tal fato. A reputação do tal jornal poderia desabar. E, justamente isso ocorre em vários países, principalmente no norte desenvolvido. A mídia corrupta e, ou manipuladora vem perdendo espaço diante da perda de credibilidade advinda de seus novos fiscais: os filhos das revoluções 2.0 e 3.0.

O que é informação? O que não é informação?  Mas será que tudo o que os motores de busca e diretórios encontram é confiável? O que é informação? Quem informa? As mídias tradicionais? O governo? O terrorista? A vítima?….a explosão de conteúdos pode ser benéfica ao se evidenciar os distintos pontos de vista, assim como pode causar confusão às pessoas não ambientadas nesta nova realidade.

Mas, por que estou escrevendo tudo isso? Durante esta semana estive lendo um trabalho (Blogs.com: Estudos sobre blogs e comunicação) organizado por Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Portella Montardo com a participação de outros renomados pesquisadores das ciências sociais. Tratando de temas da realidade o livro debate tanto a parte conceitual quanto à prática de um blogueiro, sem trabalhar uma só linha com HTML, FTP, Java e outros nomes tão conhecidos por programadores. Uma obra valiosa pra quem deseja se aventurar em entender esse universo nas suas diversas aplicações (jornalismo, ensino, diário pessoal,…) e, quem sabe, poder ajudar a construir o futuro dos webblog’s, Moblog’s, Fotolog’s, Microblog’s e outros log’s que vão surgindo pela frente.

Pra quem tiver interesse, o livro pode ser baixado através do site http://www.sobreblogs.com.br/

Leia também

Um comentário sobre “O poder dos blog’s nas mudanças sociais

  1. Pingback: Blogar: um novo jeito de ensinar Geografia « Geografia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s