Como baixar e converter vídeos da internet?

Durante algum momento encontramos um ou outro vídeo interessante na internet e não temos tempo para assistir. Resta-nos apenas uma alternativa! tentar fazer o download para assistir outra hora. Ou ainda poderíamos colocar outra situação. Estando planejando uma aula sobre a construção de Brasília, encontrei um vídeo no Youtube que poderia facilitar o aprendizado…São inúmeras as situações que poderíamos colocar, mas vamos ao que interessa! Como baixar vídeos da internet? Bom, é fato que o Youtube é o rei dos compartilhadores de vídeos, então esse post vai falar mais especificamente dele.

No Mozila Firefox

Quem usa o Mozilla Firefox, já sabe melhor do que ninguém do poder dos milhares de complementos disponibilizados pelo navegador. Eu particularmente gosto do Easy Youtube Video Downloader e do  DownloadHelper. O Easy Youtube Video Downloader, acredito ser o mais fácil de usar. Instalando o complemento, ele se infiltra na página do Vídeo [Youtube, Daylimotion, Vímeo], onde se escolhe o formato e a qualidade do vídeo do qual se tem interesse para realização do download.

O DownloadHelper é um pouco diferente, mas também tem um funcionamento  intuitivo. Ao abrir quaisquer páginas de vídeos, o complemento ativa-se automaticamente e, clicando sobre o ícone do plugin (localizado na parte superior do navegador) aparece a opção de realizar o download do arquivo.

Outros navegadores

No caso dos outros navegadores, eu costumo usar o plugin do Real Player (Reprodutor de formatos de áudio e vídeo), que vem incorporado ao player produzido pela Real Networks (Internet Explorer, Google Chrome) ou ainda através do Free Download Manager para o Internet Explorer.

No caso do plugin do Real Player, basta passar o mouse sobre um vídeo que o plugin automaticamente ativa a opção do download. O FDM é um pouco diferente, mas também bastante simples. Com ele é necessário clicar com o botão direito sobre o link do vídeo que se deseja baixar.

No Chrome, apesar de não ter tantas opções como no Firefox, temos plugins interessantes como o FVD Video Downloader  Vimeo Video Downloader (só para o site Vimeo)

E depois de baixar o vídeo, como fazer a conversão?

Se você é professor ou aluno da rede pública Estadual do Paraná, já deve ter passado ou pelo menos esteve presente quando um vídeo não pôde ser reproduzido por meio da TV pendrive. Estes aparelhos estão programados para reproduzir formatos .jpg  .mpg .avi .divx® .xvid .mp3 e wma. Portanto, é recomendável a utilização de um conversor de formatos. Acredito que a opção mais simples e completa é o Format Factory.

Não que seja necessário [pois o programa é bastante intuitivo], mas existem  vários tutoriais na internet que ajudam a usar o programa. Pra não deixar ninguém na mão, recomendo esse aqui feito pela equipe do Tecmundo.

+ Opções de softwares para download de vídeos na internet?

Portal Tecmundo                                                                         Portal da INFO

Para as aulas

A página da TV Pendrive no Portal Dia-a-dia Educação  disponibiliza objetos de aprendizagem prontos para serem baixados e utilizados na TV Pendrive.

Já conhecia estas opções? Conhece alguma outra maneira de realizar download de vídeos? Compartilhe.

2 comentários sobre “Como baixar e converter vídeos da internet?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s