Quais diferenças entre o Determinismo e Possibilismo?

Em diversas postagens anteriores comentamos um pouco da história da Geografia, os conceitos básicos desta ciência, assim como foram apresentados resumos acerca dessa temática baseando-se em autores clássicos da Geografia. É comum, no entanto, a confusão entre as correntes possibilistas e deterministas na literatura geográfica, acabando em alguns momentos ocorrendo até mesmo conceituações invertidas. Isso percebi inclusive na sala de aula, logo que comecei o curso de licenciatura em Geografia. Por isso hoje trouxe hoje um quadro-resumo retratando as principais divergências e convergências existentes entre estas duas escolas de pensamento.

 

Determinismo

Possibilismo

Origem Alemanha França
Principais defensores Friedrich Ratzel (idealizador)Defensores: Ellem Semple, Elsworth Hungtington,……. Paul Vidal de La Blache (idealizador)Defensores: E. Demartonne, J. Brunhes, A. Demageon, …..
Contexto histórico Unificação reacionária (e tardia) do império Alemão sob as mãos de Bismack. Terceira República Francesa e conflito de interesses com a Alemanha
Objeto da geografia Estudo da influência que a natureza exerce sobre o Homem. A relação Homem-Natureza é percebida a partir da interpretação da paisagem.
Relação Homem X Natureza A Natureza determinaria o sucesso ou o fracasso de um povo. O homem passa a ser ativo, podendo abrir possibilidades de desenvolvimento diante da paisagem.
Principais conceitos defendidos – Espaço Vital: Estabelecida através da obtenção do equilíbrio entre a população e os recursos disponíveis em dado espaço de forma que se garanta a sua sobrevivência e desenvolvimento.- Forneceu as bases para o desenvolvimento da Geopolítica; Gênero de vida: Conjunto de técnicas e costumes passados no decurso histórico de um povo em seu processo de adaptação e, ou transformação do meio natural buscando garantir a sobrevivência e desenvolvimento da população.
Pragmatismo marcante Defesa do expansionismo Germânico; Defesa do colonialismo Francês e crítica ao expansionismo germânico.

Fonte de pesquisa:

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia; Pequena História Crítica. 20 ª Ed. São Paulo: Anablume, 2005. Adquira o livro
ANDRADE, Manuel Correia de Andrade. Geografia: Ciência da sociedade. Ed. universitária da UFPE, 2006. Adquira o livro.

 Tem alguma informação que acredita ser importante e acabamos excluindo do quadro? Discorda de algo que foi escrito? Tem algum questionamento a fazer? Fique a vontade e dê sua contribuição!

Leia também

22 comentários sobre “Quais diferenças entre o Determinismo e Possibilismo?

  1. Pingback: [Pacotão de Notícias - 02/03/12 à 08/03/2012] Geografia, Geotecnologias e Ensino | Murilo Cardoso

  2. Pingback: Os “caras” da Geografia tradicional « Geografia

  3. Boa tarde, meu professor me passou um trabalho onde ele nos dava uma igreja antigamente e hoje em dia, e nos pediu para dizer o que víamos pensando no modo determinista, mas eu não entendi, vc poderia me ajudar, grata.

    • Oi Bianca, primeiramente peço desculpas pela demora no retorno. Sinceramente não sei como lhe ajudar.

      Se alguém estiver lendo este comentário e puder auxiliar, por favor ajude a gente ;D.

      Abraço! Muito obrigado pela visita e participação.

  4. Muito interessante. Me ajudou muito ajudou muito na elaboração do meu trabalho. Tirou todas as minhas dúvidas em relação as duas escolas. Estava confundido os defensores, mas agora ficou mais claro. Obrigada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s