As esculturas naturais de Vila Velha

Veja também: Parque Estadual Vila Velha – Galeria de Imagens

Chegando ao Parque -O Parque Estadual Vila Velha foi criado em outubro de 1953, abrangendo uma área de 3.122 ha , localizado em Ponta Grossa – PR [veja no Google maps]. Ao chegarmos ao parque, fomos logo levados a uma sala onde existia um grande mapa do Paraná, onde era possível ver detalhes do relevo paranaense. Na seqüência o guia nos levou até uma sala onde podemos assistir a um vídeo que falava sobre os roteiros disponibilizados. O Parque disponibiliza duas opções de trilhas: Lagoa Dourada e Furnas ou a trilha dos Arenitos. Escolhemos a trilha dos Arenitos e um pouco das imagens retiradas compartilhamos por meio deste pos’t.

Sobre a trilha do Arenito Vila Velha

O modelamento do Arenito Vila Velha, na forma de erosão atual, é algo muito recente. Ao longo dos 300 milhões de anos  de existência destas rochas, aconteceram eventos geológicas que as soterravam sob outras seqüência mais jovens. Movimentos tectônicos terrestres, aliados à erosão, o colocaram novamente à superfície. Os processos de erosão que esculpiram o Arenito Vila Velha, principalmente o das águas pluviais, aconteceram no período Quaternário, ou seja, nos últimos 1,8 milhão de anos.

A característica marcante do arenito de Vila Velha é a presença do relevo em forma de ruínas (relevo uniforme), marcado pela rica associação de formas incluindo caneluras, cones de dissolução, topos pontiagudos, torres e pilares, que originam esculturas naturais singulares, das quais a taça é a mais conhecida, hoje símbolo da região, em especial do Parque.

As formas dessas esculturas naturais derivam da ação das águas pluviais, da ação da energia solar, das mudanças e alterações de temperatura e da atividade orgânica sobre as rochas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta ação erosiva desenvolve-se através de descontinuidades e de zonas de fraqueza naturais da rocha, tais como: fraturas e falhas estruturas sedimentares, textura e cimentação diferenciadas, cuja interação permite a formação destes maravilhosos monumentos.

O tom rosado dos arenitos se deve ao material ser rico em ferro que reveste os grãos da rocha e preenche os poros existentes entre eles. a distribuição e proporção deste material ferruginoso, o qual cimenta os grãos de areia determina também a existência de camadas horizontais mais resistentes à erosão, o que contribui para a riqueza das formas encontradas.

Parque Estadual Vila Velha- PR

E você, já conhece o Parque Estadual Vila Velha? O que achou do lugar? Sabe de algum outro roteiro desta unidade de conservação? Ainda não conhece? dê sua opinião.

Fonte: Plano de Manejo do Parque Estadual Vila Velha.

Leia também

4 comentários sobre “As esculturas naturais de Vila Velha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s