O Caminho de Peabiru já passou por aqui?

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar do Caminho de Peabiru. Um trajeto que ía do litoral de São Paulo até o Império dos Incas existente desde o século V. Apesar das incertezas dos locais exatos onde ele possa ter existido, acredita-se que Engenheiro Beltrão, Peabiru, Campo Mourão, Mamborê, Nova Cantu, Campina da Lagoa e Ubiratã (aqui na região da COMCAM) faziam parte desse trajeto. Aproveitando-se destes indícios uma equipe (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Caminho de Peabiru na COMCAM) “pretende resgatar e mapear a trilha na COMCAM-Comunidade dos Municipios da Região de Campo Mourão-, por meio de pesquisas, vestígios líticos e da memória coletiva”. O projeto recebeu o nome de Caminho de Peabirú e, incentiva o turismo aqui na nossa região.

Fazendo mais uma propaganda aqui da nossa cidade (Mamborê) – Aquí a equipe do caminho de Peabiru também deixou seus registros. Junto á Praça das Flores no centro comercial de Mamborê foi colocada uma grande rocha onde foram escritos alguns fatos importantes ocorridos nesse local. Na comunidade do Canjarana, também em Mamborê foi colocada outra rocha desta (2008). Na pequena comunidade em 1997, segundo OLIPA (1998) existiam 600 habitantes e, segundo relatos da população local, provavelmente já serviu de caminho para os indígenas.

Finalizando – Apesar de não ser possível a reprodução do mesmo caminho por onde os índios percorreram (até por que muitas das “picadas” feitas pelos indígenas, simplesmente desapareceram) conhecer um pouco da história da colonização da nossa região é essencial para que busquemos uma identidade com o lugar onde vivemos.

Saiba + sobre o projeto em: http://www.caminhodepeabiru.com.br/

Leia também:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s