Sua casa vista de um satélite

Viajar pelo mundo sem sair de casa. Procurar imagens para uso didático. Será que consigo ver minha casa do espaço?  Nestes ou em outros momentos podemos nos encontrar no dilema da procura pela imagem que possa ser melhor utilizada, acessível e prática. A partir disso, hoje trazemos uma pequena lista com alguns sites que disponibilizam imagens gratuitas para visualização e ou uso e adaptação em pequenas interpretações geográficas e outras coisas mais.

Google Maps

Simplesmente o mais popular recurso para visualização de imagens de satélite.  É disponibilizado inclusive com o software Google Earth. Constantemente vem tendo melhorias com a introdução de novos serviços e melhoramento da qualidade das imagens de satélite.

Bing Maps

Depois do fiasco do Live search a Microsoft parece ter aprendido a lição. Seu serviço de busca, a compra de empresas menores, a parceria com o Yahoo, Nokia e outras gigantes da tecnologia melhoraram consideravelmente a qualidade de seus serviços.  No que se refere ao seu Bing Maps, nas áreas urbanas tem imagens com qualidade muitas vezes superiores às do Google Maps, porém peca um pouco na área rural com imagens pouco nítidas e em algumas referencias a nomes de logradouros (nada muito grave e que vem diminuindo gradativamente).

 Visite o site do Bing Maps.

Yahoo Maps

Ele é mais simples que os anteriores e usado no recurso de localização do compartilhador de fotos Flickr. As imagens de satélite não tem uma resolução de muita qualidade se comparadas aos anteriores, mas é interessante também. Visite o site do Yahoo Maps

OpenStreetMap

Uma plataforma semelhante aos anteriores, porém com um diferencial “um wiki de mapas livres”. Uma espécie de Wikipédia dos mapas e imagens. Vale a pena conferir.

OpenStreet

Recomendado: E-book Gratuito sobre OpenStreetMap (Anderson Medeiros)

DGI – INPE

É um  serviço disponibilizado tanto gratuitamente (imagens digitais via e-mail) quanto por meio de pagamento (pedido da imagem impressa) a partir de um pré cadastro. Fornece imagens dos satélites:  Landsat-1, Landsat-2, Landsat-3Landsat-5, Landsat-7CBERS-2 , CBERS-2B (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), IRS-P6 – Resource-sat1 ,Aqua e Terra.

Clique aqui para visitar o site do INPE

Recomendado: [Vídeo] Como descobrir qual imagem usar e como baixar imagens de satélite gratuitamente do site do INPE (Murilo Cardoso)


Conhece alguma outra opção que deixamos de destacar neste post? Dúvidas, críticas, sugestões? Compartilhe.

4 comentários sobre “Sua casa vista de um satélite

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s