Blogar: um novo jeito de ensinar Geografia

Logografismos / Leonel Estrada. Foto: Luiz Perez. Disponível em:  Acesso em: 06 mar. 2013.

Logografismos / Leonel Estrada. Foto: Luiz Perez. Disponível em: Acesso em: 06 mar. 2013.

Já faz algum tempo que venho acompanhando as oportunidades de aprendizado que vários educadores, profissionais, autodidatas e entusiastas de assuntos diversos vem fazendo no meio digital promovendo uma verdadeira democratização do conhecimento. Sem dúvida, um dos campos que mais me impressionou foi o uso dos blogs para compartilhamento de informações educacionais, transpassando aquela coisa de página pessoal ou de mero “transportador de futilidades” e informações duvidosas.

O poder dos blog’s nas mudanças sociais

#Livro ensina a lidar com novidades web

Lista com Bons GEObook’s  

Hoje a informação é propagada de várias maneiras: rádio, televisão, internet, celulares, tablet’s, jornais, livros revistas… Logicamente um país com a dimensão continental do Brasil tem grandes desafios pela frente – entre eles a própria inclusão digital – mas é fato que as tecnologias e o acesso a web estão cada vez mais próximos à população e, podem ser utilizadas pra ensinar! Por que não aproveitar a oportunidade?

Pedro Tildes no Blog Geographicae trouxe 4 motivos-chave para um professor se tornar um blogueiro: um novo canal de comunicação; material de apoio; melhoria de motivação e é barato! Alguns educadores “mais antenados” estão percebendo essas tendências e se abrindo a essa nova oportunidade de ensinar, driblar os problemas dos alunos conectados e ao mesmo tempo divulgar seu trabalho. Alguns os quais eu recomendo são:

Empresas também estão invadindo esse campo para divulgar sua marca socialmente responsável. Um caso recente é o da GVT  e CDI que lançaram a proposta de um Guia para o Uso Responsável da Internet 4.0 que traz umas ideias interessantes que podem ser aplicados em instituições de ensino para tornar a aprendizagem mais atrativa ao aluno.

E você, conhece algum caso bacana de uso da web para o ensino? Compartilhe!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s