Turismo e as novas oportunidades na internet

Até pouco tempo a única forma de se divulgar algo a um grande público eram os veículos de massa tradicionais (rádio, televisão, jornais impressos, etc). Fato esse que veio a se modificar com o advento da tecnologia da informação, mais especificamente dos microcomputadores e os avanços nas telecomunicações.

A utilização da internet como ferramenta para divulgação de conteúdos web regionalizados no Brasil é um fenômeno bastante recente e tem amplo potencial de desenvolvimento possibilitado por sua agilidade e eficiência na divulgação de informações. Uma das travas que acaba impossibilitando um desenvolvimento ainda maior desse meio é a infraestrutura de telecomunicações ainda ineficiente e as desigualdades socioeconômicas que impossibilitam o acesso universal a internet em nosso país.

O que é turismo?

 

Parque Estadual Vila Velha- PR

Segundo a Organização Mundial do Turismo (2001) turismo se refere “as atividades que as pessoas realizam durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras” [1]. Nessa tendência, Ghisi (2006) traz uma interpretação interessante do turismo virtual, relacionando alguns aspectos quanto a sua prática:

Os anúncios comerciais apelam para viagens sem sair de casa, sem correr riscos de acidentes, orientado por guias que oferecem a possibilidade de visitar locais cada vez mais distantes e mais atraentes, imaginários, desconhecidos ou reais. A mídia ou o meio utilizado pouco importa. A tecnologia da informação apresenta uma nova concepção de tempo: passado, presente e futuro e mostra a face virtual do dinheiro e das instalações físicas de um banco, do trabalho e da estrutura de uma organização, do conhecimento e das paredes da escola, dos relacionamentos afetivos e do ponto de encontro. (GHISI, 2006, p. 2)

Dessa forma, quando se procura pensar nos elementos fundamentais a serem encontradas em uma página web destinada a serviços turísticos pode-se elencar a presença de: informações gerais sobre o ponto turístico principal; meios de acesso ao local (linhas de ônibus, taxi, estacionamentos, etc); serviços de hospedagem, reservas, restaurantes, comércio local, etc; informações de entretenimento, espaços públicos e atrativos locais disponíveis no local; informações de serviços de emergência (hospitais, polícia, bombeiro); entre outros.

A integração web como oportunidade de negócios

O intercâmbio de informações entre as diversas empresas com atividades turísticas e administrações públicas municipais auxilia na descrição da possibilidade de vivência e planejamento da viagem (hotéis, restaurantes, linhas de transporte público, etc.). Sobre o potencial do meio digital no trato com a temática do turismo cabe a análise de LEAL (2006):

A informação eletrônica pela web tornou-se fundamental no setor turístico, o que faz com que o estudo sobre o uso da internet pelo setor torne-se um novo campo de estudo e investigação não só pelas suas potencialidades comunicacionais e audiovisuais, mas também pela transformação que se estabelece na informação e promoção turística. Esse veículo vem se tornando uma extensão de empresas públicas e privadas do segmento, configurando-se como uma importante ferramenta de divulgação dos destinos. (LEAL, 2006, p.2)

            No entanto, mesmo com todas essas possibilidades, o trabalho com mídia digital exige que a página web produza bons resultados  atendendo a pré-requisitos de usabilidade,  atratividade e conteúdo relevante ao usuário.

*  Texto adaptado a partir de proposta de trabalho no curso de pós graduação em desenvolvimento de sistemas para web.

REFERÊNCIAS


[1] Organização Mundial do Turismo. Introdução ao Turismo. Madrid, 2001.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s