5 dicas para montar sua planilha de gastos

Brazilian Reals / Reais. Foto: BenjaminThompson. Fonte: http://www.flickr.com/photos/beija/4780633040/ (03/03/2013)

Brazilian Reals / Reais. Foto: BenjaminThompson. Fonte: http://www.flickr.com/photos/beija/4780633040/ (03/03/2013)

Há um tempo atrás eu ficava procurando modelos de planilhas que fossem úteis para meu dia a dia. No fim cheguei a conclusão de que nenhuma era boa o suficiente para aquilo que estava precisando! Então, se você, assim como eu, preparei algumas dicas de como montar a sua:

1 – Faça simples

Nada de querer fazer algo cheio de detalhes sem importância, criar cores exageradas, layouts complicados, fórmulas inexplicáveis. Praticamente tudo que você precisará para montar sua planilha será o conhecimento das fórmulas SOMA ( A1:A12) ; SOMA (A1-A12). Ou use sua criatividade e monte uma para papel A4 em um editor qualquer mesmo.

2- Não perdoe nada

Sabe aquele cinema? Barzinho de fim de semana? Aquela compra por impulso?Não deixe nada de fora. Quando descobrimos onde estamos gastando/investindo nosso capital, sabemos a melhor maneira de potencializar o uso do nosso dinheiro.

3- Busque separar os gastos fixos dos variáveis

Os gastos fixos, ou seja, aqueles que você tem todo mês, são inevitáveis. Por isso, não tem lógica misturá-los com os demais.

Já os variáveis, ocorrem de maneira mais dinâmica, mas podemos tentar prever. Por exemplo, a cada dois meses devo cortar o cabelo, o veículo pode precisar de uma revisão, uma reforma inesperada no imóvel, entre outros que podem surgir.

4- Use para planejar melhor

Você construiu sua planilha, certo? Agora saiba usá-la. De nada adianta ter tudo por escrito se não houver mudança de atitude. Veja onde pode deixar de gastar (supérfluos, coisas que tem alto custo de manutenção, etc) e onde pode investir mais e melhor (educação, saúde, lazer, etc).

5 – Tenha metas

De nada adianta guardar, se não tiver uma motivação maior! Comprar um carro, investir no estudo dos filhos, fazer uma viagem de fim de ano. Independente da intenção, o que importa é ter vontade de chegar a algum lugar. Até por que quando a gente não sabe onde quer chegar, acabamos por não chegar a lugar algum.


Finalizando, espero que as dicas sejam úteis pra você. Tem alguma dica/ sugestão/ crítica, por favor, manda aí seu comentário! Abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s