Monografia: Análise espacial em áreas verdes urbanas

Compartilho hoje uma versão do trabalho de conclusão de curso de Geografia, que elaborei sob a orientação do professor Drº Marcos Clair Bovo. O título do trabalho ficou um pouco maior que o título do Post : “Áreas Verdes Urbanas: Proposta de Análise Espacial Comparativa em três Cidades da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense”. Faça o download da Monografia aqui.

Alguns pontos que merecem destaque nesse trabalho:

  • A comparação entre os equipamentos e a tentativa de descrição da importância da área verde no cenário urbano;
  • A proposta de análise bastante didática com uso de ilustrações indicando o estado dos equipamentos existentes nas áreas verdes, assim como a necessidade de se implantar algo novo;
  • A aplicação de entrevistas com um misto de perguntas “fechadas” e “abertas”.
  • Análise dos equipamentos existentes no local feita com base em outros trabalhos que tiveram grande influência na melhoria de áreas verdes de outras cidades (entre elas, Maringá-PR);
  • Por fim, a disparidade populacional entre os municípios estudados: Boa Esperança pouco mais de  4 mil habitantes; Mamborê, próximo de 15 mil habitantes; Campo Mourão com mais de 80 mil habitantes.

Ainda sobre a pesquisa

Ela teve por objetivo analisar a realidade de três parques urbanos em três cidades paranaenses: Boa Esperança, Campo Mourão e Mamborê. Destes, duas áreas verdes estavam concluídas e uma estava próximo à sua finalização (Parque do Lago de Mamborê – obras ainda em execução). Para realizar a análise sobre a estrutura e usos das áreas verdes, foi realizado na fase inicial da pesquisa o levantamento bibliográfico de dissertações, livros, artigos, revistas, jornais, relacionadas a propostas de implantação, uso e apropriação de parques urbanos. Na sequência foram analisados documentos públicos referentes ao uso do solo urbano, seguido de análises qualitativas e quantitativas dos equipamentos urbanos, entrevistas aplicadas aos usuários, registros fotográficos e, finalmente comparações entre as distintas áreas verdes e levantamento de propostas para melhoria destes espaços.

Abaixo uma apresentação, mais simples do que a apresentada na banca, porém com conteúdo semelhante, com parte dos resultados obtidos na pesquisa.

Sobre os resultados e uso do trabalho

Espero que de alguma forma este trabalho seja útil para influenciar outras pesquisas e planejamentos em áreas verdes (inclusive nas mencionadas). Logicamente, não concordo com o uso descarado de todo material produzido sem a devida citação. Então, caso você queira usar algum trecho desta pesquisa, por favor, faça a citação do trabalho.

Caso você tenha alguma crítica, sugestão ou questionamento, por favor, não deixe de postar nos comentários que, assim que possível posso estar lendo/respondendo. Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s