Paisagens e sabores de Colombo-PR

Há mais ou menos uns três anos atrás nossa turma da faculdade foi conhecer a dinâmica produtiva da região de Colombo, uma cidade a cerca de 17 km da Capital paranaense. Conhecemos três dos principais atrativos do que é chamado pela população local de “Circuito Italiano de Turismo Rural” : o morro da cruz, a gruta do Bacaetava e uma das vinícolas locais.

Morro da Cruz

O Morro da Cruz em Colombo-PR é um dos mais de 60 roteiros incluídos no “Circuito Italiano de Turismo Rural”. É o ponto mais alto do município com 1.200 metros de altitude e conta com uma estrada com cerca de 1,35 km (odois.org) sendo muito utilizada por ciclistas, aventureiros e religiosos. O acesso é livre, diariamente das 7h às 18h30min.          Como chegar?

Durante a subida ao morro, vê-se pequenas propriedades rurais, na maioria das vezes com o plantio de hortaliças carregadas de estilo italiano, impresso na paisagem local. Do alto do morro, a vista, em dias de céu limpo, como o dia em que fomos é espetacular, alcançando Colombo, parte de Curitiba e região metropolitana, além de alguns pontos da Serra do Mar. O contraste das paisagens é impressionante.

Morro da Cruz em Colombo-PR

Uma curiosidade do local se refere a origem de uma cruz de aproximadamente 10 m de altura existente no cume do morro. Em 31 de dezembro de 1900, celebrou-se a missa no Morro da Cruz da Serrinha pela passagem do século, com elevação da Cruz em agradecimento pelo início do século XX. Em 31 de dezembro de 2000, foi substituída a Cruz antiga e, todos os anos nesta data realiza-se uma missa comemorativa (Prefeitura Municipal de Colombo, 2012).

cruz

Morro da Cruz em Colombo-PR

 

 Parque Natural Municipal Gruta do Bacaetava

Com uma área de pouco mais de 170 mil m², o parque guarda um dos mais importantes patrimônios espeleológicos do estado do Paraná. Com a municipalização da área, o local foi preparado para visitação contando com centro de visitantes, trilha, gruta, área de lazer e uma pequena capela.

Parque Gruta da Bacaetava em Colombo-PR

Horário de visitação:
Quarta a sexta- feira: 08:30h às 11:30 / 13:00h as 16:30h
Sábados, domingos e feriados: 08:30 às 16:30h
Obs: Se chegar depois das 16:00h o pessoal não deixa entrar.
Telefone: (41) 3656-5669

Gruta da Bacaetava em Colombo-PR

Vinícola Franco Italiano

Uma viagem na cultura italiana acompanhada do suave sabor de um bom vinho tinto elaborado obedecendo a rica tradição italiana. Assim acredito que pode ser definido a visita a esta vinícola. Chegando ao local fomos recebidos pelo proprietário e sua família que, aos poucos, foi mostrando como é o processo de fabricação e conservação de seus vinhos. Ao fim fomos presenteados com uma seção de degustação onde pudemos conferir a excelente qualidade de seus produtos.

O

Vista parcial de uma vinícula

Vista parcial da Vinícola

Pra quem quiser conhecer melhor os produtos e preços:

  • Facebook
  • Tel: (41)3621-1211
  • End: Rua Rodolfo Camargo, 26- Jd Georgina-Colombo-PR

Espero que tenham gostado e, se algum dia estiver pertinho de Curitiba, não deixe de conhecer algum dos roteiros desse pedacinho da Itália aqui no Paraná.

PESQUISA:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s